Qual é a definição de saúde sexual?

saúde sexual

A saúde sexual é influenciada por muitos fatores que variam de comportamento, atitudes e condicionamento, a fatores biológicos e genéticos. Abrange os problemas de HIV, gravidez e avorção não desejados, infertilidade e disfunção sexual. A saúde sexual também pode ser influenciada pela saúde mental, doenças agudas e crônicas e violência.

Também envolve os ambientes legais e regulatórios individuais, familiares, comunitários, do sistema de saúde, onde os direitos sexuais de todas as pessoas são mantidos.

Idéias e normas sobre sexualidade e saúde provêm de uma variedade de fontes, incluindo customização social, ciência, medicina, crenças religiosas e experiências pessoais. Como resultado, nenhuma definição de saúde sexual é susceptível de representar adequadamente essa diversidade, especialmente quando as opiniões profissionais sobre sexualidade e saúde sexual são formadas por treinamento e posição social, que, por sua vez, são freqüentemente influenciados pela cultura do indivíduo, status socioeconômico , religião, etc.

Porque as palavras “saúde” e “saudável” são muitas vezes ligadas ao campo da medicina, elas possuem uma conotação e autoridade médica. Como resultado, o termo “saúde sexual” pode ser mal utilizado para expressar aprovação ou desaprovação de comportamentos específicos ou indivíduos sob o que pode parecer “verdade médica”. Esta é a razão pela qual alguns educadores e terapeutas do sexo têm medo de promover um conceito de saúde sexual (diretamente, definindo-o, ou indiretamente, através do desenvolvimento de diretrizes) através da educação.

Também vale a pena ter em mente que as definições de saúde sexual podem mudar e não devem ser tomadas como rígidas regras de conduta.

A Organização Mundial de Saúde diz  bull power

“A saúde sexual é … a integração dos aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais do ser sexual, de maneiras que são positivamente enriquecedoras e que melhoram a personalidade, a comunicação e o amor”.

“… uma capacidade de desfrutar e controlar o comportamento sexual e reprodutivo de acordo com uma ética social e pessoal”.

“… liberdade de medo, vergonha, culpa, falsas crenças e outros fatores psicológicos que inibem a resposta sexual e prejudicam as relações sexuais”.

“… liberdade de transtornos orgânicos, doenças e deficiências que interferem com a função sexual e reprodutiva”.

Uma boa saúde sexual significa garantir que você tenha conhecimento, habilidades e habilidades para fazer escolhas sexuais informadas e atuar de forma responsável para proteger sua saúde e a saúde de outras pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *