Como funciona um serviço de IPTV?

IPTV

IPTV é o processo de entrega de conteúdo em uma rede baseada em IP que usa a Internet. Normalmente, esse conteúdo é audiovisual, embora essas redes possam ser usadas para enviar outras informações, como guias de programas. Para que um serviço de IPTV funcione, o provedor deve primeiro preparar, codificar e depois distribuir o conteúdo pela rede, normalmente um usuário precisará de um decodificador para visualizar programas, embora cada vez mais computadores de mesa, laptops, tablets e até dispositivos móveis. telefones são usados.

Existem quatro etapas principais que um serviço de IPTV deve seguir para fornecer conteúdo aos seus clientes. Para a maioria das programações de televisão, isso envolverá o provedor de obter os direitos de quem detém a programação, em termos de filmes, este pode ser um estúdio e, no caso de um evento esportivo, este pode ser um órgão oficial dos esportes. Os direitos obtidos geralmente dão ao provedor de IPTV permissão para redistribuir a programação revenda iptv.

Com esse conteúdo obtido, o provedor terá que codificá-lo para garantir que apenas os clientes com permissão para visualizá-lo o façam. Esse estágio de codificação geralmente é executado depois que o provedor recebeu o conteúdo de um feed de satélite; normalmente esse processo também mudará o formato da programação para torná-la adequada para distribuição na rede baseada em IP.

O serviço de IPTV geralmente usa as conexões de banda larga baseadas no telefone existentes. Para que esse processo seja bem-sucedido, deve haver largura de banda suficiente para fornecer o conteúdo ao set top box do cliente, caso contrário, os usuários poderão ter problemas ao transmitir o conteúdo. Os problemas de largura de banda estão se tornando cada vez mais predominantes em países com sistemas de telefonia legados que são simplesmente incapazes de transportar tanta informação, em tais instâncias as fibras ópticas estão sendo empregadas para permitir velocidades de dados mais rápidas.

O próximo elemento do serviço é geralmente chamado de “middleware”. Esta é essencialmente a interface do usuário que o cliente usa e, subsequentemente, deve fornecer uma maneira fácil e simples de acessar o conteúdo desejado. Normalmente, isso toma forma como um EPG (Electronic Program Guide – Guia Eletrônico de Programação), mas também pode ser muito mais interativo com recursos de imagem em imagem ou de pesquisa com base em títulos de programas, atores ou categorias.

A peça final no quebra-cabeças do serviço IPTV é a set top box. Em última análise, este é o dispositivo que traz o conteúdo para a televisão, executa o middleware e decodifica a informação. Em última análise, ele precisa executar de forma eficaz, não ser muito caro e também robusto o suficiente para suportar o desgaste de uma casa. Como alternativa, existem alguns serviços que permitem que o IPTV seja visualizado em outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *